11 termos de marketing digital que você deve conhecer

Como em qualquer outra especialidade, existe uma variedade de termos de marketing digital que não são imediatamente reconhecíveis por quem não é da área. Por sua constante atualização, até mesmo alguns profissionais podem ficar perdidos em algum momento.

Embora existam centenas deles, alguns desses termos de marketing são fundamentais para compreender ações básicas e estratégicas dessa área fundamental para qualquer negócio. Vamos listar alguns deles a seguir!

1. Inbound Marketing

Esse é um dos termos de marketing digital mais básico. Trata-se de proposta de marketing digital voltada para a atração de consumidores, diferenciando-se do marketing que se baseia na interrupção da experiência. Ele tem como principal ferramenta a produção e disseminação de conteúdos relevantes otimizados em SEO.

2. Outbound Marketing

Utiliza-se da abordagem direta a partir da identificação de clientes em potencial, com a finalidade de fechar vendas. Embora pareça contrário ao inbound marketing, pode ser associado a ele dentro de uma estratégia bem elaborada.

3. B2B e B2C

Da expressão Business-to-Business, B2B diz respeito a negociação entre empresas, isto é, empresas que tem outras empresas como clientes. Já B2C, Business-to-Consumer, se refere ao comércio entre empresa e consumidor.

4. Benchmarking

Se trata de uma ação que visa estudar a concorrência e o mercado, a fim de incorporar boas práticas e buscar o aperfeiçoamento dos processos utilizados pelo negócio.

5. CTA

Dentre os termos de marketing digital mais utilizados está a CTA, da expressão Call-to-Action, traduzida como “chamada à ação”. Trata-se de um recurso que vem em seguida a um conteúdo, convidando o leitor a tomar uma ação específica.

6. Funil de vendas

Trata-se de uma compreensão das etapas que levam o cliente à compra no inbound marketing, classificadas em: topo, meio e fundo. Resumidamente, elas categorizam os consumidores, desde os “curiosos” até os que estão preparados para se tornarem clientes da empresa, a fim de orientar o tipo de conteúdo ou ação do marketing relacionado a cada um desses estágios.

7. Conversão

Trata-se da transição do consumidor de um estágio para outro na relação com a marca, a partir do cumprimento de um objetivo de determinada página ou conteúdo, por exemplo: baixar um e-book ou realizar uma compra.

8. Lead

Leads são clientes em potencial para o negócio. Trata-se de consumidores que precisam ser nutridos e educados, para que se convertam em clientes.

9. Persona

A persona é a construção fictícia de um cliente ideal, elaborada a partir de informações reais, baseadas em dados dos clientes atuais. Ela serve como uma importante orientadora das ações de marketing digital.

10. CRM

Sigla para Customer Relationship Management, traduzida como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Consiste no conjunto de ferramentas que possibilita que a empresa monitore e gerencie todas as interações realizadas com os leads e clientes.

11. SEO

Sigla para Search Engine Optimization, é uma importante ferramenta do marketing digital, que tem como finalidade otimizar o site e conteúdos produzidos para os buscadores, a partir de uma série de estudos e técnicas.

Como se manter atualizado com os termos de marketing digital?

Trouxemos aqui uma quantidade ínfima do universo de termos de marketing digital. A verdade é que a melhor maneira de se manter afiado com essa linguagem, como acontece com qualquer outra, é manter contato com ela de maneira contextualizada.

Portanto, continue acompanhando assuntos relacionados ao marketing digital e aprenda mais seguindo a Agência Fastway nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *