4 principais métricas de marketing de conteúdo para acompanhar

As métricas de marketing de conteúdo são uma das grandes vantagens do marketing digital. Elas facilitam a compreensão dos resultados provenientes dessa ação, de modo a tomar as decisões mais assertivas em relação às campanhas.

Alguns exemplos do que pode ser mensurado pelas métricas de marketing de conteúdo são: conhecer melhor o cliente, entender como ele interage com as mídias da sua empresa e vislumbrar como sua marca está em relação ao mercado.

É claro que os índices a serem acompanhados para apurar essas e outras questões são diversos. Por isso, devem ser escolhidos de acordo com os objetivos da campanha e metas da empresa.

Embora as particularidades existam, podemos listar algumas métricas de marketing de conteúdo que são fundamentais para qualquer negócio e de acompanhamento relativamente fácil. Prossiga e confira!

Por que e como acompanhar métricas de marketing de conteúdo?

Antes de listar as principais métricas para acompanhar no marketing de conteúdo, vamos falar um pouco sobre o que isso quer dizer e como fazer para que essa informação realmente ajude.

Existe um termo no marketing digital conhecido como KPI (Key Performance Indicator). Ele diz respeito a indicadores-chave para o negócio, isto é, que são determinantes para tomadas de decisão e direcionar os resultados no rumo certo.

Para definir esses indicadores, ou seja, as métricas, é preciso o conhecimento sobre marketing digital e marketing de conteúdo, assim como em relação ao negócio. Dessa maneira, o ideal é que essas medidas sejam definidas compreendendo a equipe, mas com as “cabeças estratégicas” da administração da empresa e dos profissionais de marketing.

Com isso em mente, vamos às principais métricas de marketing de conteúdo para acompanhar e obter melhores resultados dessa ação!

1.  Geração de leads

De maneira simplificada, leads são clientes em potencial. São aquelas pessoas que visitam os canais da sua marca, se interessam pelo seu conteúdo e ficam ali, “rodeando”, mas não decidiram ainda pelo consumo.

Essa é uma das métricas de marketing de conteúdo importante, pois permite entender se o material produzido pela sua empresa tem atraído e gerado interesse no público, mas não se deve parar por aí.

2.  Taxa de conversão

Lembra do que falamos dos leads? Bom, a taxa de conversão é quando as estratégias de marketing digital da sua empresa encontram sucesso em convertê-los em consumidores da sua marca.

Essa também é uma das métricas de marketing de conteúdo fundamental, pois revela se o conteúdo que sua campanha produz mais do que atrair leads, sendo capaz de segmentá-los e qualificá-los para que se convertam em clientes.

3.  Custo de aquisição de clientes (CAC)

Agora vamos falar de algo que todos consideram importante: dinheiro! O CAC é uma das métricas de marketing de conteúdo que permite saber o quanto custou para a empresa a conquista de cada cliente e será uma métrica básica para o cálculo de outros indicadores importantes relacionados às finanças no marketing.

4.  Retorno sobre o investimento (ROI)

Essa é uma das métricas de marketing de conteúdo que é calculada a partir do CAC. Basicamente, ela consiste em subtrair o custo pela receita. Esse indicador vai mostrar se sua empresa está ganhando ou perdendo dinheiro e se os ganhos cumprem as expectativas.

Embora estejamos falando de métricas de marketing de conteúdo, muitos desses “KPIs” podem ser utilizados em outras áreas do empreendimento, ou ainda, envolvem mais setores e dados do que aqueles pertinentes apenas ao marketing de conteúdo.

Além disso, é importante buscar conhecer outros indicadores em profundidade, de modo a escolher os mais adequados ao negócio e a cada campanha de marketing. Você pode continuar se informando sobre esse e outros assuntos acompanhado a Agência Fastway nas redes sociais!

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