5 dicas para otimizar a taxa de conversão de um site

Um dos fatores cruciais de um projeto de marketing digital é a Estratégia de Conversão no site. Muitas vezes ela passa despercebida, mas se não for implementada pode desperdiçar todo o trabalho de criação de tráfego. Otimizar as taxas de conversão gera um crescimento favorável e melhora as formas de acesso aos produtos.

Se isso funciona para grandes páginas, imagine para as menores. Neste post daremos algumas dicas de otimização dos resultados.

Taxa de conversão

Conversion Rate Optimization (CRO) ou taxa de conversão, como é conhecido no Brasil, é o mecanismo que cria experiências marcantes aos visitantes de um site com o objetivo de convertê-los em compradores. Isso deve acontecer em todos os ambientes de um site para aumentar o potencial de conversões.

Os modelos de CRO podem ser implementados junto ao seu site, aumentando o ranqueamento nos grandes buscadores e a integração com as redes sociais. Existem várias formas de otimizar as taxas de conversão. Confira algumas em seguida.

Crie conteúdos

É muito importante disponibilizar conteúdos para os usuários de um site. Além de credibilidade, gera o reconhecimento do autor, tornando-se referência no assunto.

Crie e disponibilize e-books, textos bem elaborados, whitepapers, vídeos e qualquer outro tipo de dispositivo relevante que possa agregar conhecimento às pessoas interessadas em suas páginas.

Criatividade no desenvolvimento

A concorrência na internet é grande e ter diferenciais são cruciais para a escolha do consumidor. Muitas pessoas passam de pesquisadores para consumidores de acordo com os detalhes apresentados em uma página.

A criatividade no desenvolvimento não pode deixar nenhum detalhe ser ignorado, aumentando assim as possibilidades de otimização da taxa de conversão. Se atente a cor, tamanho, legibilidade, contraste, alinhamento, benefícios e qualquer outro detalhe. Não esqueça de adequar o uso do site aos dispositivos móveis, eles representam um grande número de acessos.

Segmentação

Diversas pessoas podem visitar o mesmo site e com certeza não terão o mesmo perfil. Concentre-se em seu público-alvo e crie essa segmentação do conteúdo.

Configure as páginas de acordo com o que os consumidores procuram. Concentrar em um ramo e definir os objetivos a serem alcançados, geram uma chance muito maior de taxa de conversão de leads em vendas e aumento das taxas do site.

Faça testes

Existem vários testes que podem ser usados em função da otimização de taxas de conversão. Um dos mais tradicionais é o teste A/B. Nessa experimentação cria-se duas versões de um mesmo site. Com os números apresentados por cada um deles será possível analisar os resultados e ver qual foi mais produtivo.

Dessa forma escolhe-se o melhor para ser utilizado. Esse tipo de teste é simples de ser feito e gera resultados representativos na conversão.

Faça relatórios

Acompanhar os resultados é muito importante, ainda mais se os números de um site estão em constante crescimento. Elabore relatórios apresentando os diferenciais de resultados. O CRO utiliza esses resultados para gerar recursos e detalhar quais estratégias serão empregadas, se necessita de fazer alguma mudança e qual a metodologia será usada para ela.

Em caso de alterações elas podem, em um primeiro momento, serem testadas e a partir dos resultados serem implementadas.

Essas foram algumas dicas de como otimizar as taxas de conversão de um site. E ai? Seu site tem uma estratégia de conversão? Você gostaria de ajuda para colocá-las em prática? Deixe o seu comentário abaixo.

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