A diferença entre publicidade, marketing e marketing digital

A confusão entre publicidade, marketing e marketing digital é comum e, muitas vezes, eles parecem a mesma coisa. Isso acontece porque essas áreas são correlatas e podem, até mesmo, ser interdependentes.

No entanto, para fazer um bom uso da publicidade, o marketing e o marketing digital tem a oferecer, é preciso entender a particularidade de cada um. A seguir, vamos explicar as diferenças e relações entre essas áreas.

O que é publicidade?

A publicidade é uma área que estuda e desenvolve métodos e estratégias para difusão de ideias, isto é, tornar algo público e conhecido. Em situações comerciais, ela é uma ferramenta de marketing, porém, é mais usada e reproduzida em outros contextos, como publicidade desenvolvida por órgãos governamentais, com fins não lucrativos e afins.

Isto é, a publicidade nem sempre tem vendas e pode configurar uma área ou ação bastante pontual dentro dos mais diversos componentes. Ela pode ser executada a partir de campanhas e propagandas, utilizando-se de aplicativos, jornais, televisão, internet, dentre outros meios.

O que é marketing?

O marketing é uma área muito abrangente, que pode incluir publicidade. Trata-se da área em que se dedica ao estudo e desenvolvimento de estratégias gerais, voltadas ao alcance de um objetivo final, geralmente, é a venda de um produto ou serviço, o fortalecimento e a valorização de uma marca, dentre outras alternativas.

O diferencial do marketing é sua vinculação maior ao planejamento e acompanhamento de ações, que não limitam um único recurso. Uma série de ferramentas pode ser usada para colocar em prática como ações de estratégia. Fora isso, existem diferentes tipos de marketing, sendo um deles o marketing digital.

O que é marketing digital?

Nas últimas décadas, a Internet surgiu e cresceu, tornando-se um dos principais meios de comunicação e interação entre pessoas, lugares, empresas, etc. Uma vez que ela passou a fazer parte da vida das pessoas, muitas ações de compra e relacionadas a ela acontecem no meio virtual.

Diante disso, tornou-se fundamental para marcas e empresas ganharem espaço no meio on-line. Marketing e marketing digital não são a mesma coisa, mas podemos dizer que o marketing digital é um tipo de marketing.

Seu principal diferencial é o uso da internet, seus recursos e veículos para todas as ações de marketing, como pesquisa, definição de estratégia, planejamento, difusão de ações e acompanhamento. Na prática, excepcional, a diferença entre marketing digital e tradicional é enorme.

Os principais recursos de marketing digital incluem SEO, marketing de entrada e marketing de conteúdo, como gerenciamento de comércio eletrônico, dentre outras atividades e ferramentas.

Relação entre publicidade, marketing e marketing digital

Publicidade, marketing e marketing digital não se excluem. Como já sinalizamos, publicidade e marketing digital são linhas de ações particulares do marketing como “grande área”.

Podemos afirmar que o ideal, em alguns casos, é combinar esses e outros recursos dessas áreas. Destaca-se, principalmente, uma associação entre marketing e marketing digital, que amplia como possibilidades de ação da publicidade para recursos impressos e virtuais.

Uma relação entre áreas na estratégia permite o alcance de públicos maiores, o exercício de diferenciar conforme os objetivos do negócio. Entretanto, para definir quanto ao investimento maior em publicidade, marketing ou marketing digital, é fundamental um estudo aprofundado do público.

Conseguiu entender como diferenças e relações entre publicidade, marketing e marketing digital? Deixe-nos um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *