A Magia do Storytelling

Contar uma história é algo impressionante, através dela podemos viajar no tempo, conhecer criaturas estranhas e até mesmo se tornar um super-herói. Existem milhares de formas de narrar um acontecimento e saber fazê-lo é um diferencial. No marketing não é diferente, o Storytelling auxilia na organização da construção de uma estratégia de relacionamento da empresa com os clientes.

Nesse post vamos falar um pouco mais sobre essa arte e os resultados que ela pode gerar. Não deixe de conferir!

O que é Storytelling?

Storytelling é o poder de prender a atenção das pessoas e marcar na memória os fatos falados. É utilizado uma narração bem estruturada, com início, meio e fim, e com fatos marcantes que impressione o público.

Relatar acontecimentos aproxima as pessoas e cria uma relação entre quem conta e quem recebe a mensagem. Em uma empresa não é diferente. Contar a história de uma marca ou de um produto cria um diálogo com o público-alvo. Esta prática também facilita o entendimento das necessidades e expectativas do consumidor sobre o produto.

Storytelling nas empresas

As empresas podem usar recursos para chamar a atenção dos consumidores, como: imagens, vídeos, áudios, infográficos e etc.

Apesar de ser um conceito relativamente novo, várias empresas usam muito bem as histórias para promover os seus produtos. A ideia não é vender o que está sendo anunciado simplesmente por ele. Você tem que criar um sentimento sobre aquilo e associar o seu uso a momentos ou lembranças das pessoas. Quando algo novo é mostrado o intuito é apresentar os bens que aquilo vai trazer para os usuários.

A Coca-Cola, por exemplo, em seus comerciais cria uma relação do produto com amizade, diversão, bem-estar e diversos outros sentimentos. A Apple vende as facilidades, praticidades e tecnologias empregadas em um aparelho, criando uma proximidade com o cotidiano das pessoas. Uma empresa automobilística quando lança um novo modelo de carro, na divulgação, conta histórias sobre conforto, economia, praticidade e modernidade.

Existem várias maneiras de contar uma história. E as grandes empresas associam os momentos do nosso cotidiano com a utilização dos seus produtos. Alguns casos são tão bem sucedidos que a marca vira sinônimo do produto que estampa, tornando um novo nome para aquela mercadoria.

Marketing digital

Seja a criação de fidelidade de uma marca ou o lançamento de um novo produto ou serviço, o Storytelling é muito usado no marketing digital. Ele cria uma mensagem mental nos visitantes de um site ou blog, através de um forte apelo emocional. Por isso é muito importante o conhecimento exato das personas que serão alvos dessa divulgação.

Storytelling tem amplas formas de ser aderido em um site. Isto pode ser feito através de imagens ou vídeos interativos com conversas reais entre pessoas, por exemplo. Ao contar uma história você desperta nas pessoas alguns gatilhos mentais, influenciando e criando a fidelização dos clientes.

Essa forma de transmitir o conteúdo do seu produto através de histórias construtivas e impressionantes é conhecida como Storytelling! Gostou do post? Deixe o seu comentário abaixo.

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