As funções da psicologia das cores para o seu negócio

Já parou para pensar porque o logo da Coca-Cola é vermelho? E o Azul do Facebook? As empresas usam várias cores distintas nos seus logotipos. Parece ser algo comum ou uma simples questão de escolha por gosto, mas cada tonalidade tem uma representação para a percepção das pessoas.

Neste post iremos falar sobre a psicologia das cores e como elas podem ajudar no seu negócio. Confira!

Quais os significados das cores?

Cada cor tem o seu significado. Algumas geram mais confiança, outras levam para o lado da tranquilidade.  A representação é muito importante e pode orientar o consumo de acordo com a influência que gera ao cliente. Conheça os significados:

Cores primárias

  • Vermelho: É a cor mais quente e mais dinâmica, que gera desejo e excitação. É uma incentivadora de ações e aguça a confiança. Faz com que as pessoas se sintam protegidas, diminuindo o medo e a ansiedade. Aumenta a paixão e a intensidade. Usadas em marcas como a Coca-Cola, Nintendo, Kellogg’s, Lego, Budweiser, Canon, dentre outras.
  • Azul: Representa confiança, calma, tranquilidade e segurança. Proporciona o aumento da criatividade, contemplação e espiritualidade. Usada em empresas como o Facebook, Oreo, Dell, HP, Ford, Walmart, American Express, IBM, Pfizer e outras.
  • Amarelo: Cor energizante, a mais brilhante entre as outras. Aguça a fala das pessoas, estimula a esperança e o otimismo. Também ajuda na concentração, atenção e no estímulo do intelecto. McDonald’s, Nikon, Subway, Ferrari, Best Buy, Goodyear, são algumas empresas que usam essa tonalidade.

Cores secundárias

  • Verde: Equilibra, rejuvenesce, estabiliza e tranquiliza. Tem efeito calmante e alivia o stress. Representa o crescimento, vitalidade e abundância. É o símbolo de fertilidade. Encontra-se em logos como o da Land Rover, Starbucks, Spotify, Android, Monsters, etc.
  • Roxo: Riqueza, nobreza, sucesso e sabedoria. Estimula a área do cérebro de resolução de problemas e de criatividade. É muito calmante e pode estar relacionado à intuição e à espiritualidade. É usada pelo Yahoo, Barbie, Taco Bell e outras.
  • Laranja: Equilibrada, vibrante, energética, amigável e convidativa. Reflete calor, excitação e entusiasmo. É ativa, alegre e sociável. É menos excitante que o vermelho, mas também estimula. Fanta, Amazon, Harley-Davidson, VLC, Mozilla Firefox, Nickelodeon, dentre outras.
  • Branco/cinza: É uma cor mais branda, gera equilíbrio, paz e harmonia. É usada em grandes marcas como a Apple, Honda, Mercedes Benz, Wikipédia, etc.

A Psicologia das cores e os clientes

As cores são essências para a identificação de uma marca. Cerca de 93% dos clientes quando vão fazer compras, avaliam a qualidade do produto por sua cor. Já 85% dos consumidores acreditam que a tonalidade é um dos principais fatores na decisão de efetivação de uma compra. Comparando com outros sentidos do ser humano, 1% das compras são decididas pelo som ou cheiro e 6% olham a textura.

Algumas empresas usam mais de um tipo de cor no seu logo. Essa junção pode mesclar as sensações emitidas pela marca e causar sentimentos múltiplos, ajudando nas decisões de consumo. Alguns exemplos disso são apresentados nos logotipos do McDonalds e Coca-Cola.

As cores significam muito mais do que apenas a aparência. A psicologia empregada nelas tem um papel fundamental nas decisões dos consumidores. Tem alguma cor que você gosta e não foi apresentada nesse post? Deixe o seu comentário abaixo.

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