Como aplicar estratégias de marketing para B2B e B2C

Você já ouviu falar em B2B e em B2C? Apesar de serem termos parecidos, possuem aplicações para diferentes tipos de estratégia. O primeiro é voltado para membros de uma empresa, figurados por executivos ou influenciadores. Já o segundo destina-se aos clientes na fase final de compras de um produto ou serviço. Neste post iremos explicar as principais diferenças entre as duas estratégias.

B2B  (Business to Business)

Relacionado diretamente com as empresas, o B2B tende a direcionar as linhas de pensamento para o negócio, criação de relacionamento profissional, comercialização de produtos entre eles e atualizações nas áreas de atuação.

Em sua maioria são usadas entre as empresas estratégias como relatórios de pesquisas, white papers e até mesmo webinars. Também existem diversas redes sociais que são focadas em B2B, mas as empresas podem usar formas mais tradicionais, como a criação de uma Fanpage no Facebook.

As mídias sociais voltadas para Business to Business estão direcionadas ao relacionamento entre empresas, com o intuito de conquistar novas parcerias, fornecedores e contatos. Assim como dentro das corporações, a linguagem tende a ser mais formal, com presença de termos técnicos e específicos de cada área de atuação. Um exemplo de rede social utilizada nesse formado é o Linkedin.

B2C (Business to Consumer)

O B2C pode ser a porta de entrada para conquistar novos consumidores em uma empresa. Com o objetivo de criar conteúdo interessante para manter as pessoas entretidas, proporcionar uma interação com a marca e criar relacionamento.

As redes sociais são uma ótima estratégia para se ter um bom relacionamento com os clientes, os blogs também são muito eficientes para educar e engajar seu público. Essas formas ligam a empresa ao consumidor, criando um canal de comunicação direto que fortalece essa relação.

É constante a entrada de empresas nas redes sociais e essa tendência só está aumentando. O Facebook é o principal site usado para isso. A empresa vai até onde o cliente está e conquista a sua confiança com demonstrações interessantes para ele.

Diferenças entre B2B e B2C

Como dito anteriormente, as duas estratégias de marketing são diferentes, mas nada impede de serem usadas simultaneamente por uma empresa. Elas são direcionadas para públicos distintos, usam formas de linguagem própria, abordagem diferenciada e visam atingir consumidores específicos. Não existem restrições para o uso das duas especialidades. Elas podem se aplicar em empresas de diferentes segmentos e tamanhos, inclusive para negócios físicos e virtuais.

A boa aplicação, aliada aos objetivos que querem ser alcançados, podem gerar resultados satisfatórios para o seu negócio. Essas são as diferenças entre B2B e B2C. Qual se encaixa melhor com o objetivo da sua empresa? Deixe o seu comentário abaixo.

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