Como definir os melhores horários para fazer postagens nas redes sociais

As redes sociais tomaram uma proporção tão significativa na rotina dos milhares de usuários do Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, dentre outros, que se tornaram indispensáveis para as estratégias de marketing digital de uma empresa. Contudo, para saber, de fato, fazer bom uso delas, é essencial conhecer os melhores horários para fazer postagens. 

Esses horários coincidem com o pico de engajamento. E, por consequência, não podemos padronizá-los para todos os nichos de negócio. Entretanto, algumas estratégias são de grande ajuda para defini-los. Continue a leitura e saiba mais!

Comece definindo o seu público-alvo

As mídias sociais estão entre os principais canais de comunicação na sociedade atualmente. Devido à facilidade de acesso, houve um aumento descomunal do tempo de uso dos usuários nas redes e, hoje, o poder delas é avassalador!

Sabendo disso, as empresas aderiram ao marketing digital nas suas estratégias de posicionamento da marca. Entretanto, manter uma página atualizada requer planejamento, com conteúdos pensados no público-alvo, visando atingir um melhor engajamento entre os usuários.

Para definir o seu público-alvo, entenda qual é o comportamento dele a partir da construção da sua persona. Sabendo quais são os problemas que ela enfrenta, bem como qual sua profissão e idade, você saberá como ela se comporta. Ter conhecimento se ela é uma usuária assídua das redes sociais, ou se não gosta muito de estar conectada durante todo o dia, vai ajudar a compreender em quais momentos ela terá contato com o conteúdo produzido, o que irá influenciar bastante na escolha dos horários de postagem. 

Faça testes!

Apesar de ser um processo mais demorado, realizar seus próprios testes pode ser uma boa alternativa na hora de escolher os melhores horários para fazer postagens.

Isso porque, a partir do momento em que você coleta informações sobre o seu público, é possível compará-las e até mesmo gerar intuições que podem ser valiosas para o estudo.  

Uma maneira simples e organizada de fazer esses testes é criando uma planilha. Nela, você faz um planejamento mensal, com as semanas, dias, horários e formatos das publicações (imagem, GIF, vídeo e afins). Não se esqueça de deixar uma parte para observações gerais e que podem ter influenciados no engajamento daquele post, como datas comemorativas, época de eleição, mudança na matriz do post, na fonte e tudo o que tiver saído do padrão. Na frente das informações da publicação, anote a quantidade de curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos. 

No caso do Instagram, por exemplo, se sua conta for mudada para a opção comercial, você tem acesso a várias funções que podem ajudar na sua estratégia, como o Instagram Insights ou Instagram Analytics, que recolhem informações quantificáveis que permitem a análise numérica dos valores. Além disso, você tem acesso a elementos que dizem respeito ao comportamento dos seguidores, tais como faixa de idade, localização geográfica, pico de engajamento, dentre outros.

Aposte em conteúdos relevantes para seu público-alvo

De nada adianta descobrir quem é o seu público e como ele se comporta se você não produzir conteúdo que ele dê importância. Afinal, para não ler um conteúdo, basta arrastar o dedo!

Na construção da sua persona, você analisa as características, as dores, como sua empresa pode ajudá-la e muito mais. Coloque-se no lugar dela e aposte em conteúdos que vão chamar a atenção, sejam eles de atração, consideração ou fechamento

Para atingir sua persona, torne-se persona!

O mercado indica os melhores horários para fazer postagens?

Os melhores horários não são os mesmos em todas as mídias, nem mesmo em todos os nichos do mercado. Por exemplo, o pico de engajamento de uma conta de empresa de tecnologia não é o mesmo de uma conta de uma organização sem fins lucrativos. Isso é fato! Os seguidores são diferentes, assim como seus comportamentos.

Apesar de ser importante ter em mente que não existe um horário ideal para fazer postagens, existem alguns estudos que orientam horários específicos. Entretanto, são estudos bastante específicos para determinados nichos.

O ideal é identificar os seus resultados e analisar sua performance através dos testes. Dessa forma, a sua estratégia digital terá melhores resultados, já que saber quando e como o seu público se comporta nas plataformas é uma ótima tática.

Seguindo essas dicas, você conseguirá escolher os melhores horários para fazer postagens e atingir o seu público-alvo. Encare o desafio de descobrir o horário de maior engajamento do seu público e deixe um comentário pra gente.

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