As mudanças no mercado, aliadas as novas tendências e tecnologias, geram métodos inovadores para conquistar o público-alvo de uma empresa. A necessidade de novas técnicas faz com que os profissionais busquem alternativas diferentes para encantar seu público. O Inbound Marketing funciona como um novo método de exercer essa função.
Baseado na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público específico, o Inbound Marketing se encaixa perfeitamente às necessidades do consumidor. Diferente do marketing tradicional, esse método baseia-se no relacionamento com o cliente e não em propagandas e interrupções, são estratégias que visam atrair o interesse das pessoas.
Como o Inbound Marketing funciona?
Um dos pilares do Inbound Marketing é a criação e o compartilhamento de conteúdo de qualidade. Esse método visa trazer as pessoas ideais para a sua empresa, portanto, é necessário produzir um material direcionado para o público certo, dessa forma é mais fácil convertê-los em leads e consequentemente fechar negócios.
Conquistar o interesse das pessoas é muito importante para a sua empresa ser lembrada. A construção do relacionamento gera a fidelização e divulgação espontânea, além de referenciar os assuntos de especialidade do seu trabalho.
Formas de atrair o público
Existem diversas formas de atrair o público dentro do Inbound Marketing. O foco é produzir e compartilhar conteúdos de qualidade para atrair o interesse do cliente.
Esse trabalho utiliza diversos formatos de fácil acesso. Podemos destacar:
- Publicação de posts em blogs;
- Criação de E-books / Whitepapers;
- Infográficos;
- Podcasts;
- Vídeos on-line;
- Webinars;
- E-mail Marketing;
- Conteúdo em mídias sociais;
- Guest Post;
- Questionários;
- Fóruns on-line;
- SEO.
Esses são alguns dos métodos possíveis para a criação de conteúdo. Eles podem ser feitos por qualquer pessoa ou empresa que queira utilizar dessas estratégias como promoção de seu trabalho.
Etapas do Inbound Marketing
Ao aderir a utilização do Inbound Marketing é necessário seguir algumas etapas para obter uma sequência lógica nas ações. Elas podem ser divididas em quatro fases:
- Atração de visitantes para a sua página através de conteúdos interessantes e de alta qualidade.
- Conversão dos visitantes em leads, essa fase é muito importante para avançar no processo de compra, sendo que você deve utilizar recompensas, como e-books, consultorias ou vídeos para capturar o e-mail e outras informações do visitante.
- Nessa etapa você deve transformar os leads gerados em vendas. Utilize as ferramentas certas nos momentos exatos, saiba alimentar a comunicação com conteúdos relevantes, mostrando as necessidades que serão atendidas pelo seu trabalho.
- Chega então o momento de fidelização e a divulgação espontânea da sua marca pelo cliente. Mesmo que a venda já tenha sido concretizada, o cliente não pode ser esquecido, portanto, continue encantando e o envolvendo com conteúdos e propostas inovadoras.
Vantagens para a sua empresa
Diferente do marketing tradicional, o Inbound Marketing funciona como um centro de investimento e não de custo, pois todas as ações podem ser mensuradas, logo é possível saber todos os números de visualizações, conversões e vendas geradas pela estratégia.
O Inbound Marketing custa 62% mais barato que o marketing tradicional e produz um retorno que pode chegar em até 275%. A utilização de blogs com conteúdos relevantes aumenta em mais da metade o tráfego de utilização e relacionamento com a sua marca.
Esses são os conceitos do Inbound Marketing. Você ficou com alguma dúvida? A Agência Fastway tem profissionais altamente qualificados e se propõe a ajudar seus clientes a atingirem os seus objetivos da forma mais assertiva possível. Entre em contato e converse com um dos consultores!