Conheça o Omnichannel

Você sabe o que é Omnichannel? Como ele funciona? Quais as suas vantagens? Conheça mais sobre essa grande tendência do mercado! Fizemos este post para você tirar todas as suas dúvidas, não deixe de conferir!

O que é Omnichannel?

Omnichannel pode ser entendido como todos os canais que a empresa está ligada. Seu conceito se baseia, essencialmente, na integração desses canais de comunicação e vendas utilizados pela instituição. Desta forma, o consumidor não sentirá diferença entre o mundo on-line e off-line. O cliente pode conhecer o produto na internet ou na loja física, não importa.

Essa interação possibilita que o consumidor veja a empresa da mesma forma, independentemente do canal escolhido. O Omnichannel tem como principal objetivo facilitar a vida do cliente e a finalização da compra de um produto. Quando o consumidor compra através do e-commerce, mas efetua a troca em uma loja física, a empresa fideliza o cliente, não apenas pela qualidade, preço e atendimento, mas por uma experiência única e diferenciada que foi oferecida.

O layout do aplicativo, do site e da loja física devem estar com a mesma identidade visual da empresa. Essa padronização faz com que o consumidor quebre barreiras entre o virtual e o físico. Com isso, o cliente faz suas compras da forma que ele achar mais prático. É uma mistura dos mais diferentes meios de compra em uma única experiência. O intuito é o consumidor nem perceber que está indo de canal em canal até efetivar sua compra.

Como funciona?

A integração dos canais de venda, comunicação, administrativo, logístico e outros é essencial. A loja virtual deve saber todo o histórico dos clientes das mídias sociais. A loja física precisa saber toda a movimentação de vendas do aplicativo. O e-mail marketing deve identificar qual o produto despertou interesse no consumidor. Além de os vendedores das lojas físicas precisarem estar atentos no e-commerce e informados da mesma forma que o site.

Ou seja, o processo deve estar muito bem alinhado e ser único. A estratégia é manter o foco no cliente. Entender suas características e comportamento é essencial e, então, criar as melhores possibilidades para ele, com plataformas e canais integrados. O Omnichannel coloca o consumidor em primeiro plano. Além de criar uma percepção positiva de sua experiência com a empresa, principalmente pela facilidade de acesso.

Para construir essa experiência contínua para o cliente com a empresa é fundamental que os canais “conversem entre si”. O consumidor deve ser tratado da mesma forma em todos os meios. O Omnichannel é a simultaneidade entre a experiência de compra do usuário na loja física, virtual e mobile. A unificação desses canais deve ser agradável, atraente e cooperativa.

Benefícios

O Omnichannel permite à empresa conhecer o comportamento e as preferências dos clientes. Isso pode ser aplicado ao seu negócio por meio do relacionamento com seus consumidores em diferentes canais. Assim, você poderá atendê-lo com mais objetividade e eficiência em todo o ciclo de venda e pós-venda.

É importante monitorar as jornadas de compra dos clientes, garantir experiências agradáveis e diferenciadas. Os canais não concorrem entre si, eles se complementam, trabalhando juntos e com um mesmo objetivo: tornar a experiência de compra cada vez mais eficiente!

O desafio de fidelizar e engajar os consumidores não é uma prática nova. Entender e adaptar-se ao que os clientes buscam é o caminho para o êxito. Quer conhecer mais técnicas de marketing como o Omnichannel?  Acompanhe o nosso blog 

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