Conheça o Social Media Optimization (SMO)

A versatilidade da internet promove a fácil interação entre as pessoas. A comunicação é feita de diversas formas, facilitando cada dia mais os meios de contato. Com as empresas não é diferente. Primeiramente, elas devem ser ativas nas mídias sociais, produzindo conteúdos relevantes que chamem atenção. Depois, deve-se disponibilizar o compartilhamento deles, junto à facilidade de diálogo com os interessados. O Social Media Opmization (SMO) visa favorecer essas interações. As ações devem ser desenvolvidas através de estratégias específicas de sua utilização. Dessa maneira, o conteúdo pode atingir não só os ativos nas mídias sociais como também outros usuários. O objetivo é gerar tráfego ao seu site, com a divulgação em redes sociais e interação com o público.

Origem

O termo Social Media Optimization foi criado em 2006, pelo especialista em marketing Rohit Bhargava. Ele propôs a integração dessa nova modalidade com as técnicas já existentes de SEO. No início ele criou 5 regras para o SMO, e em 2010 decidiu atualizá-las em meio a grande utilização das redes sociais. Em termos gerais, as 5 regras criadas por Rohit Bhargava são: – Criação de um conteúdo relevante e capaz de ser compartilhado para dar visibilidade a um site; – Facilitar o compartilhamento; – Retribuir o engajamento obtido; – Investir em outros formatos e em diferentes plataformas ou canais de distribuição de conteúdo; – Estimular a co-criação de conteúdo.

Colocando em prática

A partir das regras criadas para o Social Media Optimization é possível realizar um trabalho com grandes possibilidades de obter resultados satisfatórios. O primeiro passo é utilizar as alternativas existentes para vincular os conteúdos criados. Um blog é uma ótima opção. Com ele é possível promover os assuntos, divulgar os perfis das redes sociais e criar links, inclusive com o uso de técnicas de link building. As visitas podem ser estimuladas com o uso de tags, feeds, hashtags, badges e outros meios de recomendação de conteúdo. Os usuários não podem ser desconsiderados. Eles são a alma do negócio e através deles que as visualizações são alcançadas. Não esqueça deles. Retribua qualquer interação com um simples like, um retweet ou uma resposta, mesmo que seja somente um obrigado. Cada rede social possui a sua particularidade e as formas de se comunicar nelas é diferente. A divulgação dos conteúdos deve ser adequada a cada uma com referências e apontamentos para os perfis oficiais da empresa. O SMO também usa a apropriação de conteúdos, incorporando novos elementos. Dessa forma, é possível modificá-los e reproduzi-los. Essa produção colaborativa deve acontecer de uma forma que promova a sua marca.

Divulgação

O SMO quer que as pessoas passem para frente o seu conteúdo, difundindo a mensagem proposta. Assim fica mais fácil o compartilhamento entre todas as pessoas que tiverem acesso à publicação. Gere assuntos interessantes e de fácil entendimento, e principalmente sem custo para os interessados. Ele deve ser simples de retransmitir e próximo do público alvo. E não se esqueça dos feedbacks. Sempre que tiver algum tipo de interação na sua postagem , não esqueça de responder.

Essas foram algumas dicas para apresentar o Social Media Optimization. Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de mais informações como essa. Ficou com alguma dúvida? Deixa a sua mensagem abaixo. 👇

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