Descubra como o e-mail marketing funciona e por que utilizá-lo na sua estratégia

As redes sociais revolucionaram o modo de comunicação pela internet. Consequentemente, muitos acreditam que o e-mail já não é tão utilizado. Pelo contrário, o correio eletrônico é uma das ferramentas mais poderosas para conseguir resultados na web! Entretanto, é necessário ater-se às maneiras corretas de utilizar essa ferramenta e não acabar se tornando um spam para o seu público. Continue a leitura para conhecer como o e-mail marketing funciona e algumas dicas de como usá-lo de forma eficaz. 

Afinal, o que é e-mail marketing?

É basicamente uma estratégia de marketing digital para que a empresa se comunique via e-mail com seus consumidores ou possíveis consumidores, também chamados leads.

Para separar seus clientes de possíveis clientes, é necessário que haja uma segmentação. Essa segmentação atrelada a ferramentas específicas de automação permite que um fluxo de disparo de e-mails seja criado de forma personalizada.

Você certamente já recebeu muitos e-mails marketing: ofertas, confirmação de compra ou de cadastro, newsletter, e muitos outros modelos. O e-mail marketing já foi considerado uma prática invasiva, já que é possível enviá-lo para muitas pessoas em um único disparo de forma simplificada. Entretanto, basta saber como utilizá-lo da melhor maneira para garantir e usufruir da boa comunicação entre você e seu público.
 

Por que apostar no e-mail marketing?

Mesmo quem utiliza somente as redes sociais, em algum momento da vida, vai precisar criar um e-mail, seja para o trabalho, escola, faculdade, baixar um app no celular… as necessidades são inúmeras!  Estima-se que em 2020 o número de usuários de e-mail chegue aos 3 bilhões!

Além disso, existem outros dados bastante motivadores:

  • Em todo o mercado, 99% dos consumidores checam sua caixa eletrônica pelo menos uma vez por dia. Desses, 66% efetuam as suas compras devido a mensagens recebidas em seu endereço. 

  • Por ser uma ferramenta de baixo custo, é muito usado por pequenas empresas. Nessa modalidade, 55% dos envios são de newsletters e 18% para anúncios, ofertas promocionais e vendas

  • 72% dos consumidores escolhem e-mail como a melhor maneira de receber comunicações de empresas e marcas.
     

Como o e-mail marketing funciona e qual a melhor maneira de utilizá-lo?

O primeiro passo para gerar bons resultados com o e-mail marketing é não enviar discriminadamente para contatos desconhecidos, ou para pessoas que não se encaixam no perfil do produto ou serviço oferecido.

O ideal é construir uma lista de e-mails do zero, usando um blog ou redes sociais para conseguir os leads. Uma boa dica para gerar esses contatos é criar conteúdos exclusivos, como e-books e materiais gratuitos, que só podem ser baixados após o fornecimento do e-mail, por exemplo. Essas pessoas, além de se interessarem pelo seu material, podem se tornar compradores dos seus produtos.

Além disso, lembre-se: O título é a chave para gerar o interesse e, consequentemente, a abertura da sua mensagem. Use textos chamativos e criativos, com palavras certas, que geram interesse. Expressões como “grátis”, “imperdível”, “curiosidades” e “novidades”, aguçam a curiosidade das pessoas. Cada título deve ser único e você deve ser conciso e bem específico nos temas. Use chamadas curtas e interessantes como: “5 Dicas para ganhar dinheiro na internet”, “10 Passos para alavancar as vendas” ou “Conheça Paris em 3 minutos”.

Já no corpo do e-mail evite textos grandes e carregados, seja claro e objetivo, opte por usar imagens chamativas e nítidas. Personalize a mensagem, mesmo que a intenção seja mandar para diversas pessoas, tente sempre colocar o nome de quem vai receber a oferta, diversas ferramentas de automação dão essa opção. Isso gera proximidade e um interesse maior em ler todo o conteúdo.

Lembre-se que muitas pessoas acessam o e-mail usando o smartphone. Redefina suas mensagens para essas plataformas, evitando que fiquem desfiguradas e dificultem a leitura. Crie um padrão e previna-se para que um envio não chegue diferente dos demais. Na maioria das vezes os acessos pelos dispositivos móveis são feitos de forma rápida e em lugares de transição, como ônibus e metrô. A chance de descarte de uma mensagem difícil de ser interpretada é muito grande.

Use o Call to Action

Mesmo que o Call to Action esteja no fim do e-mail, como é de costume, certifique-se que ele esteja bem visível. Crie alternativas que chamem atenção e motive os destinatários. O resultado esperado do cliente vai depender justamente da forma de construção da sua mensagem e a oportunidade oferecida para enviar o retorno. Lembre-se, o maior interessado é quem está vendendo, então facilite ao máximo tudo que tiver oportunidade. Saber como o e-mail marketing funciona é crucial para sua estratégia de marketing, pois ele ainda é uma ferramenta muito poderosa e tende a permanecer por muito tempo no mercado.

Essas foram algumas dicas de como usar o e-mail marketing na sua estratégia. Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo.

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