Design Responsivo e Mobile First

As inúmeras possibilidades de negócios on-line fizeram o crescimento do uso da internet ser exponencial. A popularização da internet móvel e a facilidade para seu acesso são principais responsáveis por esse crescimento. Assim, o uso de smartphones tem chamado a atenção dos web designers, que estão cada vez mais dedicados a desenvolver novas soluções e alternativas para uma melhor acessibilidade. Design responsivo? Mobile First? Muito tem se falado a respeito disso, mas você sabe o que é e qual sua funcionalidade? Neste post vamos apresentar esses conceitos, confira!

Design Responsivo

O conceito de design responsivo não é novidade, mas tem chamado atenção nos últimos tempos. O Google atualiza constantemente sua plataforma para melhorar a experiência do usuário na rede. Dentre essas atualizações, o buscador passou a priorizar sites responsivos.

Mas o que é isso? Um site responsivo é aquele que se adapta automaticamente à largura da tela do dispositivo onde a página é exibida, seja desktop, notebook, smartphones ou tablets. Ou seja, ele modifica a aparência e posição dos elementos com base no tamanho da tela em que é aberto. Por exemplo, se a tela é pequena, o layout se reorganiza para melhor se encaixar e priorizar o que for mais importante.

Mobile First

Pensando no crescimento exponencial do mercado de dispositivos móveis, com tamanhos de telas cada vez mais variadas, Luke Wroblewski criou o conceito Mobile First. Em tradução livre é “celular primeiro”. De forma resumida, podemos dizer que consiste em projetar primeiro um site mobile e depois adaptá-lo para o desktop.

Com o conceito mobile first, o usuário terá no site informações relevantes e direcionadas, com uma programação mais simples e intuitiva. Além disso, na prática é mais fácil adaptar um site mobile para o desktop que o contrário. Um site construído para dispositivos móveis precisa de poucos ajustes para proporcionar uma boa experiência em desktop. E para o usuário é atraente poder navegar entre um dispositivo e outro sem se dar conta dessa transição.

Vantagens do design responsivo e mobile first

Confira algumas das principais vantagens do mobile first:

  • Crescimento do mobile – Em média, o tráfego na internet via mobile aumenta 50% ao ano. Assim, essa é uma forma de estar mais próximo do seu consumidor e ir se atualizado junto a ele;

  • Mobile requer foco – É necessário para a criação de um site mobile ter foco no conteúdo disposto, selecionar informações mais relevantes e identificar os objetivos. Ao fazer isso, quando você for trabalhar a versão desktop, não haverá excesso de informação;

  • Evolução do design – A evolução do design mobile tem favorecido o entendimento e a simplicidade de informações oferecidas pelo site;

  • Melhora no ranqueamento – O Google prioriza os sites que possuem um design responsivo na hora de colocá-lo no topo das pesquisas;

Em síntese, criar o seu site primeiro para mobile e depois para desktop é estar atento à experiência do usuário.

Agora você já sabe um pouco sobre o Design Responsivo e o Mobile First, aplicá-los pode ser fundamental para a sua empresa. O que acha de experimentar? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *