E-mail marketing e newsletter: o que são e como usar?

Muitos pensam que o e-mail marketing foi eliminado das estratégias de marketing digital, como algo antiquado e invasivo. Contudo, isso não é verdadeiro. A evolução nas estratégias de uso desse recurso, pelo contrário, tem demonstrado ótimos resultados para quem os utiliza da maneira correta.

Contamos, atualmente, com diversos tipos de e-mail marketing, sendo a newsletter um deles. A seguir vamos falar mais sobre esses recursos e como você pode utilizá-los para fortalecer sua estratégia de marketing digital.

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing não é uma única estrutura ou mecanismo para interação com o cliente via e-mail. Na realidade, ele é um recurso estratégico, que pode tomar diferentes formatos no marketing digital, com a finalidade de fortalecer e aproximar a relação entre a empresa e consumidores. Alguns exemplos de tipo de e-mail marketing são:

  • Atualização sobre promoções;
  • Confirmação de compra on-line;
  • Mensagem de agradecimento por cadastro, compra e outras ações;
  • Newsletter.

O que é newsletter?

A newsletter é uma das possibilidades de uso do e-mail marketing. Ela é interessante porque pode compreender consumidores em diferentes estágios do funil, pois sua principal função é informar o cliente com notícias, conteúdos e afins, para manter a relação do consumidor com a empresa.

Podemos pensar na newsletter como uma espécie de “jornal”, com envio periódico, visual agradável e diversidade de conteúdos organizados por categoria. Sua principal finalidade não é vender, mas ela pode conter alguma informação ou elemento voltado para isso em meio a outros conteúdos.

Como utilizar o e-mail marketing e a newsletter na sua estratégia de marketing

Algo fundamental no desenvolvimento de uma estratégia de e-mail marketing é ter consciência de que comprar contatos não é uma boa ideia! Portanto, o primeiro passo será sempre conseguir e-mails com a autorização de seus proprietários. Como fazer isso? Existem diferentes maneiras. Algumas delas são:

  • Coletar o e-mail no cadastro do processo de compra;
  • Oferta de descontos ou brindes no site mediante o cadastramento do e-mail;
  • Oferta de conteúdos ricos, como e-books, a partir do cadastro de informações.

Para o antes e o depois da coleta de e-mails, é importante ter um planejamento com base no estudo da persona do seu negócio. A partir desse planejamento, deve-se desenvolver um plano de ação que oriente as medidas relacionadas ao e-mail marketing na estratégia. As principais são:

  • Definição da buyer persona;
  • Estabelecimento dos objetivos da campanha e métricas de acompanhamento;
  • Plano de conteúdos a serem enviados;
  • Definição de uma periodicidade para envios.

Além de um planejamento alinhado com a estratégia de marketing da empresa, existem ferramentas auxiliares importantes para os disparos de e-mail marketing. Algumas alternativas são:

Mailchimp, que possui versão gratuita e é de fácil utilização;

GetResponse, Mailee e Mailify como ferramentas mais populares;

RD Station ou Hubspot, que são softwares completos de automação em marketing, oferecendo outras funções.

A partir dessas informações, fica claro que o e-mail marketing é um recurso que fará toda a diferença para a sua estratégia de marketing digital. Portanto, aproveite as dicas e inclua-o em suas ações!

Quer mais uma ajudinha? Então saiba mais sobre o e-mail marketing lendo também o artigo: Descubra como o e-mail marketing funciona e por que utilizá-lo na sua estratégia!

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