Entenda a relação entre marketing digital e vendas

As áreas de marketing digital e vendas são interdependentes. Se antes a relação entre marketing e vendas já existia e demandava aproximação entre as equipes e setores, agora isso é fundamental.

A razão é que o processo de compra se tornou muito mais orientado e relacionado com o marketing, antes que o consumidor chegue ao vendedor. Em contrapartida, o consumidor de hoje também mudou e se aproxima do momento de compra de uma maneira completamente diferente: mais preparado e munido de informações.

Isto é, a necessidade de uma relação entre marketing digital e vendas mais intensa é resultado de uma transformação, também, no modo de consumir. A seguir vamos falar mais sobre o assunto!

Como acontece a relação entre marketing digital e vendas?

Em primeiro lugar, deve-se observar que a relação entre marketing digital e vendas acontece de qualquer maneira. Se ela será bem gerenciada no negócio é outra história. Será esse domínio da relação entre as áreas que fará a diferença nos resultados.

Portanto, é importante entender como acontece essa relação. A internet, atualmente, é uma influenciadora determinante no processo de consumo e é nela que atua o marketing digital. Com base em pesquisas e métodos próprios, o marketing desenvolve uma estratégia de atuação que envolve várias ações.

Um elemento de destaque nesse processo é o funil de vendas ou jornada do cliente, que considera os estágios pelo qual o consumidor passa desde enquanto está “curioso” sobre uma questão até o momento em que percebe que existe um produto ou serviço que soluciona o seu problema e decide comprar.

O marketing digital, em tese, acompanha e orienta o cliente nessa jornada. Dessa maneira, idealmente, ele entrega o consumidor para o vendedor já “pronto” para comprar. Em contrapartida, os vendedores devem estar cientes das campanhas e de todo o processo do marketing, para oferecer o atendimento adequado ao cliente.

Isso porque, quando o consumidor chega ao setor de vendas, ele já está bastante informado, com expectativas e, possivelmente, dúvidas mais profundas para fechar a compra ou, simplesmente, já está decidido. Dessa maneira, a atuação dos vendedores é diferente e precisa ser pensada de acordo com todo esse processo.

Existe também a situação em que o setor de marketing entrega ao setor de vendas potenciais clientes, para que os vendedores façam contato e tentem fechar negócio. Percebe-se, portanto, que a relação entre marketing digital e vendas é indispensável para planejar ações mais assertivas para cada setor e momento da relação do cliente com a marca.

A importância do alinhamento na relação entre marketing e vendas

Sintetizamos anteriormente como funciona a relação entre marketing e vendas ideal: o marketing prepara o consumidor para se tornar cliente e os vendedores concluem esse processo. É importante ressaltar que, em contrapartida, o setor de vendas também auxilia o marketing, oferecendo feedbacks sobre a qualidade dos leads, isto é, consumidores potenciais que foram destinados ao setor de vendas.

Percebemos que a relação entre marketing digital e vendas é circular, que uma alimenta a outra e as duas em conjunto funcionam para trazer bons resultados à empresa. Quanto mais elas estiverem integradas e alinhadas, melhor será o resultado, pois enquanto o marketing é investido em pesquisas e estratégias, a área de vendas tem contato mais próximo e direto com o cliente.

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