Entendendo o funil de vendas

Quer conhecer uma estratégia eficaz para alcançar resultados positivos e contínuos na conversão de leads em clientes? Então você precisa conhecer melhor a estratégia de Funil de Vendas. Neste post vamos explicar o que ele é e como funciona na prática.

O que é funil de vendas?

Basicamente, trata-se de um modelo estratégico que mostra cada etapa seguida pelo consumidor até fechar a compra. É uma técnica que acompanha seu cliente desde o momento que ele tem conhecimento da sua empresa até adquirir o produto/serviço.

Para acompanhar a jornada do seu público-alvo é necessário conhecê-lo e entender como ele consome, isso ajudará a ganhar tempo e guiará o desenvolvimento das vendas, para então atraí-lo para o funil.

Como funciona?

Entender o processo do funil de vendas facilitará a compreensão de como ele pode ser útil para sua empresa. Com o perfil de cliente ideal definido, o passo seguinte é delimitar a estrutura do funil, seguindo algumas fases que são classificadas como:

  1. Atrair ou Topo do Funil: Conhecimento

Logo, o importante nesta etapa do processo é atrair visitantes curiosos que chegam através de algumas técnicas de Marketing Digital. É necessário educá-lo fornecendo materiais que o faça compreender um problema, pois ele está em busca de conhecimento, e que com você ele terá uma solução para qualquer dúvida.

Desse modo todo conteúdo deve ser de fácil entendimento, com informações contundentes para que o visitante tenha curiosidade, se torne um lead e aumente o tráfego. Nesse processo, o uso de ferramentas como mídias sociais, posts de blog e newsletters possibilitam a comunicação.

  1. Relacionar ou Meio do FunilConsideração

Nesta etapa do processo o visitante descobriu algum problema e busca por solução. Ele já conhece sua empresa e passa a buscar por mais informações sobre ela no intuito de decidir se deve ou não te contratar. Logo, o conteúdo deverá ser mais informativo e direcionado à sua persona, esclarecendo eventuais dúvidas em posts de blog e newsletters, por exemplo.

Aproveite esse estágio para obter o máximo de informações possíveis do cliente, para então, iniciar um relacionamento mais próximo. O e-book é uma ótima forma de conquistar informações do visitante, solicitando um formulário a ser preenchido quando ele for baixar o material. Além de ter dados mais profundos e esclarecedores sobre os produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

  1. Fechar ou Fundo do FunilDecisão

Neste último estágio do processo é fundamental o posicionamento da empresa diante do cliente. A empresa deve se mostrar como a melhor opção do mercado para a solução dos problemas, para que seja finalizada a compra.

O foco nesse estágio deverá ser a retenção, estímulo à compra de novos produtos ou à recomendação de novos clientes.

Vantagens

Conhecer a jornada de compra do seu público-alvo permite um melhor planejamento e menos tempo no ciclo de vendas. As vantagens do funil de vendas são inúmeras, como por exemplo:

  • É possível com as informações obtidas através do funil ter um conhecimento maior quanto a produtividade e desempenho da empresa;
  • Indicadores precisos das dificuldades de venda;
  • Alinhamento da área de marketing e vendas em prol de um objetivo;
  • Maior foco, assertividade e esforços direcionados, consequentemente, maior produtividade;
  • Otimização, objetividade e agilidade no clico de vendas;
  • Melhor aproveitamento nas possibilidades de fechamento de negócio;
  • Maior identificação de clientes potenciais;
  • Feedback dos clientes em relação ao serviço prestado;
  • Maior envolvimento com os clientes e, assim, maior fidelização com a empresa;
  • Compreensão da eficácia dos canais de vendas;
  • Maior identificação dos pontos de perda de oportunidades;
  • Análise das taxas de conversão, dentre outros.

O entendimento do funil de vendas é determinante para conhecer a jornada do seu público-alvo, atrair potenciais clientes e transformá-los em clientes reais. Faça bom uso das informações oferecidas nesse post e procure meios de atrair mais clientes e fidelizá-los. Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo.

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