Estratégia de inbound marketing: saiba como escolher os canais certos

A estratégia de inbound marketing surge da percepção de que os novos clientes já não reagiam positivamente aos métodos de marketing que interrompiam sua experiência. Portanto, buscou-se desenvolver ações para trazer o cliente até a empresa, a partir da geração de valor.

Essa geração de valor tem como principal recurso a produção de conteúdos voltados a um público específico, a fim de atrair, envolver e conquistar o cliente ao ponto de abrir uma possibilidade de comunicação direta com ele.

Para isso, a estratégia de inbound marketing se utiliza de determinados canais digitais. A seguir falaremos dos principais.

Principais canais utilizados na estratégia de inbound marketing

O meio digital, onde a estratégia de inbound marketing se concentra, compreende uma diversidade de canais possíveis para a concretização das ações. Dentre eles, se destacam:

Site e Blog

Sites e blogs são a combinação básica para a realização do inbound marketing, embora também possam ser utilizados individualmente. Enquanto o site reúne as informações úteis sobre a empresa, o blog funciona como um arquivo para os conteúdos úteis produzidos pela marca para atração dos clientes, nas diferentes etapas da sua jornada de compra. Geralmente, o blog está embutido no site, assim como a loja virtual, caso ela exista.

Redes Sociais

As redes sociais funcionam como um canal de integração para outros canais e conteúdos, assim como um espaço de interação mais direta com o cliente. As diferentes redes proporcionam recursos variados, assim como finalidades centrais, que devem ser consideradas tanto em relação ao perfil do público, quanto na escolha do tipo de conteúdo a ser compartilhado. Destacam-se entre as redes o Facebook, Youtube, Instagram, LinkedIn, Whatsapp e Twitter.

Landing Page

Landing pages são páginas únicas, que têm a função de captar dados dos visitantes a partir da oferta de algum benefício. Elas são utilizadas, principalmente, para promoção de conteúdos ricos, como e-books, templates e webinars.

Como escolher os canais e conteúdos certos para a estratégia de inbound marketing?

Agora que você conhece um pouco mais sobre a estratégia de inbound marketing e seus principais canais, é interessante saber que existem critérios para orientar onde, o que e como trabalhar os conteúdos que alimentam esse tipo de marketing.

O funil de vendas e a jornada do cliente são pontos importantes a serem considerados nessa decisão. De maneira sintética, o funil de vendas é dividido em:

  • Topo (atração ou descoberta e reconhecimento do problema);
  • Meio (consideração da solução);
  • Fundo (decisão de compra).

Para o topo do funil, os principais canais utilizados são o blog e as redes sociais, a partir do compartilhamento de conteúdos de interesse do cliente, mas que ainda não dizem respeito diretamente à solução oferecida pela sua empresa. Serão conteúdos de fácil compreensão, breves e educativos.

Já no caso do meio do funil, busca-se oferecer informações mais ricas ao cliente, já relacionadas às soluções oferecidas pela sua empresa. Contudo, não se trata da oferta de serviços, mas de alternativas e conhecimentos que ajudem o cliente a entender como resolver o seu problema. Para isso, utiliza-se principalmente de e-books, infográficos e landing pages, divulgados nas redes sociais, blog ou mesmo anúncios pagos.

É no estágio do fundo de funil que a empresa se revela. Com base nas dores e problemas do cliente, ela apresenta as soluções oferecidas pela empresa ao mesmo tempo em que torna a marca conhecida.

Uma vez que o consumidor já se encontre em contato com a empresa a partir da oferta de conteúdos nos outros estágios do funil, ele terá maior confiança em negociar com ela. Conteúdos específicos para essa etapa compreendem chamadas para o site, a partir de textos de blog, materiais ricos, posts em redes sociais e landing pages promocionais.

Essas são algumas considerações básicas a serem observadas na escolha dos canais para concretização da sua estratégia de inbound marketing. Considerando que as redes sociais são um dos principais meios para difundir as ações de marketing digital, assim como interagir com o público, amplie seus conhecimentos sobre elas lendo nosso e-book O poder das redes sociais para o marketing digital!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *