Gatilho mental da novidade

Você já percebeu que alguns produtos são lançados sem apresentar nenhuma diferença em relação aos fabricados anteriormente? Às vezes uma simples troca de embalagem gera uma grande campanha, logo o produto é anunciado como uma novidade de mercado. Isso acontece devido ao fato de nosso cérebro responder melhor às novidades em comparação com coisas já conhecidas.

O gatilho mental da novidade trabalha justamente isso: o incentivo, transformação do consumidor, renovação dos produtos e criação de novas expectativas do mercado. Neste texto vamos mostrar como funciona esse processo. Não deixe de conferir! 

Gatilho mental da novidade

As empresas estão sempre renovando, e isso é muito eficaz para os resultados de suas vendas. Nos alimentos sempre aparece um novo sabor; produtos de beleza inventam cores, muitas vezes até próprias; a indústria automobilística cria tecnologias e formas para sempre melhorar os seus produtos; e os fabricantes de cerveja sempre inovam nas embalagens. Vários exemplos de renovação acontecem diariamente.

Muitas vezes consumimos apenas pelo fato de ser novo, pela curiosidade de experimentar. Você já comprou um chocolate porque ele mudou de embalagem? O ato de renovar cria outra perceptiva do produto e, mesmo que nunca tivéssemos interesse em adquiri-lo antes, pode nos chamar a atenção. Lembram do chocolate Milkybar, da Nestlé? Inicialmente ele foi lançado como Lollo, após alguns anos se transformou no Milkybar e hoje em dia é vendido como Lollo novamente. O mesmo produto foi lançado 3 vezes, com mudanças de embalagem, nome e design.

Lançando a novidade

A maioria das pessoas gosta de coisas novas, portanto, se você for lançar algum produto, ou renovar um que já tenha sido lançado, aproveite a oportunidade para fazer uma grande apresentação dele. Deixe os consumidores vivenciarem a novidade e sentirem os benefícios do que está sendo oferecido.

Escolha uma data para realizar essa campanha e ofereça algo especial para os clientes, como promoções e exclusividades de consumo. Crie postagens nas redes sociais, posts em blogs, e-mail marketing e qualquer outra técnica que for necessária para atingir o maior número de pessoas possíveis. Pode-se usar mais de um formato de anúncio para o mesmo produto, tudo vai depender da sua imaginação e versatilidade.

Vivenciando a novidade

Em algumas cidades, as boates e os bares fecham as suas portas inesperadamente. Pouco tempo depois, surge um novo empreendimento com o mesmo seguimento no local. Estranho, né? Para o público, pode ser uma incógnita, mas para o empresário, nada mais é que uma forma de novidade. O motivo de encerrar as atividades pode ser pela diminuição de clientes, mas quando o local se renova, eles voltam, e melhor, novos consumidores também começam a frequentar o ambiente.

O gatilho mental da novidade é responsável pela liberação de dopamina em nosso cérebro, despertando e regulando os processos de motivação nas pessoas e gerando o maior interesse nas novidades. O próprio mercado incentiva isso, quem estaciona e emperra acaba perdendo espaço para os seus concorrentes. O certo é buscarmos sempre a renovação, criando novidades e aprimorando os serviços oferecidos. Os gatilhos mentais estão entre as principais estratégias de uma empresa

No nosso blog você encontra vários conteúdos que o ajudarão a ter novas técnicas para aumentar o número de clientes da sua empresa. No texto de hoje mostramos o que é o gatilho mental da novidade, e no nosso site você pode conferir quais são as técnicas de gatilhos mentais para aumentar as suas vendas

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