Gatilhos mentais: Descaso

Uma compra não envolve somente questões financeiras. Muitas vezes o que realmente define são os fatores emocionais. Eles podem variar de acordo com a pessoa, situação e a empresa. Em muitos casos são tão importantes que o cliente opta pelo preço mais elevado levando em conta o sentimento que foi adquirido durante a compra. Os gatilhos mentais são técnicas que ajudam a conquistar os consumidores e fechar novas vendas. Dentre os diversos existentes, existe um que pode ser considerado o mais delicado, porém muito eficiente, que é o gatilho do descaso. Ele deve ser usado com muita inteligência e nos momentos certos.

Descaso

Essa palavra soa um tanto quanto negativa em um primeiro momento. Esse gatilho mental consiste em mostrar para o cliente que determinado tipo de produto ou serviço vai ser bem mais vantajoso para ele do que para o vendedor. O consumidor deve entender que só está demonstrando porque ele está interessado e isso pode ajudá-lo em alguma situação. Não se deve apresentar desespero, e sim mostrar que esse tipo de mercadoria é comum para você. Não confunda esse método com ser metido, pelo contrário, você não irá desfazer do cliente, somente mostrar que aquilo é importante para ele e que você está apresentando aquilo para solucionar alguma questão que ele tenha. O intuito é que o consumidor entenda que, adquirindo o serviço ou produto, ele irá ganhar muito mais. 

Colocando na prática

O gatilho mental do descaso caminha de forma contrária a muitos outros existentes. O primeiro passo para se pôr em prática é começar a ponderar a insistência com o cliente em efetivar uma venda. É necessário apresentar as vantagens do que está sendo vendido, sem ser chato ou indelicado, direcionando as respostas apenas para o que realmente o cliente tem dúvidas. Não fique repetindo o valor do produto, priorize frisar os benefícios que serão adquiridos. Ao conseguir efetuar a venda, não direcione as atenções ao que já foi feito, você deve agir como se aquilo fosse algo natural, cotidiano em sua vida. Produtos de qualidade aliados a boas técnicas de comercialização, farão com que realmente se tornem comuns no dia a dia. Fuja da mesmice. Essa conversa de que esse é o último do estoque ou que essa promoção é somente se efetuar a compra agora, já não cola tanto igual antigamente. Nesta era digital em que estamos vivendo, a maioria dos clientes pesquisa bastante antes de efetuar uma compra e já sabem a média dos valores do que pretendem adquirir. Isso demonstra uma preocupação maior com o que o vendedor ganha, deixando de lado os benefícios que o cliente terá, sendo o contrário do que é empregado no gatilho mental do descaso. No e-commerce isso também acontece e é fundamental ponderar nos interesses. Encher as páginas de anúncios, banners e outros dispositivos podem demonstrar que você está mais preocupado com a venda do que com a solução para o cliente.

Os gatilhos mentais auxiliam a desenvolver técnicas e aperfeiçoar as vendas da empresa. Essas foram algumas dicas de como colocar em prática o do descaso. Ficou com alguma dúvida? Deixe a sua mensagem abaixo. 👇

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