Introdução: a chave para o sucesso de um conteúdo

A sociedade se encontra no auge da era digital. As redes sociais estão cada vez mais populares, consequentemente, a quantidade de publicações só aumentam. Isso proporciona uma infinidade de textos e imagens em sua timeline. No entanto, pesquisas indicam que 55% de todas as visualizações de página recebem apenas alguns segundos de atenção. Ou seja, há pessoas que podem até ver o seu conteúdo, mas boa parte delas nem sequer leram os textos por completo, vendo apenas a introdução.

Por isso, é extremamente importante introduzir de forma correta. Com técnicas matadoras você cativa o público e os incentiva a continuar lendo seu texto. Assim, você consegue atingir o objetivo do post, seja ele institucional, comercial ou educativo.

A seguir, você descobrirá mais sobre a introdução, o que será decisivo para o sucesso do seu conteúdo. Boa leitura! 

Introdução para sites e blogs

Os textos introdutórios para sites e blogs devem conter em média 100 palavras, podendo variar de acordo com o conteúdo. Introduzir, nesse caso, é extremamente importante para apresentar ao leitor o assunto a ser tratado e o objetivo do texto. Sendo esse objetivo, geralmente, solucionar um problema para o seu público-alvo.

A seguir, você pode conferir um exemplo de introdução perfeita neste post do nosso blog que discute a essência das mídias sociais!

Introduzindo textos de redes sociais 

As redes sociais possuem bilhões de usuários no mundo e são nelas que se concentram boa parte dos textos on-line. Eles são conhecidos por serem mais objetivos e curtos, se comparados aos textos de blog, porém possuem um grande impacto nos usuários. 

Para potencializar esse impacto, bem como o sucesso de suas postagens, existe a possibilidade de construir introduções utilizando técnicas infalíveis. Elas irão aumentar significativamente o número de curtidas, engajamentos e, consequentemente, o número de seguidores e alcance da sua marca. Desde que você conheça bem a sua persona, basta aplicá-las! 

Quer um exemplo de texto para rede social repleto de técnicas? Confira aqui embaixo um de nossos posts do instagram e aproveite para seguir a FastWay! 

Pense na persona 

Podemos definir o termo persona como um processo de pesquisa realizado a fim de descobrir o estilo de vida, comportamento, problemas e necessidades de pessoas que são consideradas o reflexo de seus potenciais clientes. A partir desses dados, são construídas pessoas semifictícias e são nelas que você deverá pensar ao elaborar um conteúdo.

Agora é só utilizar as técnicas apropriadas para construir uma introdução matadora, tanto para textos de site e blog quanto para redes sociais, que será responsável pelo sucesso dos seus posts. Confira algumas dessas técnicas abaixo: 

Inicie com uma pergunta 

Iniciar o texto com uma pergunta é uma maneira convidativa de “conversar” com o usuário. Isso também irá deixá-lo curioso sobre o que virá em seguida, atraindo o leitor a continuar no seu texto.

Utilize dados que demonstre autoridade 

Transmitir confiança ao usuário não é uma tarefa fácil. No entanto, pesquisar e obter dados confiáveis, é uma técnica perfeita para introduzir um texto. Ele será capaz de atrair uma quantidade significativa de pessoas aos seus posts e as chances delas lerem seu conteúdo até o fim serão maiores.

Utilize gatilhos mentais 

Um bom início de texto certamente possui algumas técnicas de gatilhos mentais. Essa é uma poderosa forma de persuasão, capaz de estimular inconscientemente o leitor a tomar decisões. Existem diversos exemplos de gatilhos mentais, como o de escassez, novidade e urgência, para você utilizar de acordo com a proposta do seu conteúdo.

Conte uma história 

Utilizar o storytelling é a chave para prender a atenção do público. Essa técnica causa um forte apelo emocional com a marca e proporciona diálogo com o público-alvo. Afinal, quem não se encanta com uma bela história?

O conceito AIDA poderá ajudar 

O termo AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) é uma das técnicas mais utilizadas no Marketing Digital. Isso estabelece o caminho percorrido pelo cliente até a etapa de conversão. Ao introduzir um texto, por exemplo, com estratégias corretas é possível utilizar as técnicas do AIDA: para ganhar a atenção do seu público; despertar o interesse pelo produto ou serviço ao longo da leitura; criar desejo; e chamar para a ação, seja ela uma inscrição, uma compra, ou um download.

Use frases de impacto 

Elaborar frases de impacto pode ser um desafio, mas os resultados são impressionantes! Essas frases, geralmente curtas e objetivas, são repletas de técnicas capazes de atrair a atenção do público-alvo. Pode ser analogias, que irá ilustrar e associar de forma simples e descontraída o seu objetivo, ou de verbos no imperativo, transmitindo uma ideia de ação.

Agora você já conhece a importância de uma boa introdução. Com o auxílio das técnicas apresentadas, as chances das pessoas consumirem o seu conteúdo por completo serão muito maiores. Assim, seu post será um sucesso e isso poderá refletir positivamente no seu negócio!

Gostou das dicas para uma introdução matadora? Então siga a Agência FastWay nas redes sociais e descubra muito mais sobre a produção de conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *