Investir no marketing digital vale a pena?

Se você está se perguntando se investir em marketing digital vale a pena, ainda não deve conhecer muito bem essa área. Essa dúvida tem a ver com a incerteza sobre quais são seus diferenciais, quais resultados serão alcançados e como ele pode ajudar uma empresa.

Bem, em primeiro lugar, antes de responder essa pergunta é preciso pensar no que significa investimento. Não é qualquer ação de marketing digital, feita de qualquer jeito que trará resultados. Como muitos aplicam algumas ferramentas dessa área sem compreendê-la profundamente, sua eficiência real fica sob suspeita.

Considerando essas questões, para que você entenda como e por que investir em marketing digital vale à pena, vamos esclarecer sobre o assunto.

Investir no marketing digital vale a pena quando o trabalho é profissional

Um trabalho de marketing que traga resultados não é para amadores e, justamente por isso, a palavra investimento vem acompanhada dele. Mesmo no caso do marketing tradicional, é preciso conhecer uma série de conceitos, metodologias, processos e técnicas para criar e operacionalizar as estratégias.

Com o marketing digital é semelhante, a diferença está no modo de abordagem e ferramentas utilizadas. O marketing digital consiste em uma série de ações estrategicamente definidas, que visam fazer com que o consumidor encontre a empresa, interaja com ela, estabeleça uma relação e se torne cliente.

Para isso, ele se utiliza de sites, blogs, redes sociais, landing pages, email marketing, newsletter e várias outras ferramentas e técnicas. Esses recursos são utilizados de maneira a substituir as abordagens invasivas do marketing tradicional, afinal é o cliente quem vai procurar sua marca a partir das ações do marketing digital.

Contudo, para que essa “mágica” aconteça, é preciso que profissionais estejam em ação, aplicando todos os conhecimentos e competências necessárias para trazer os resultados almejados pela empresa!

Por que investir no marketing digital vale a pena?

De certa maneira, já afirmamos que investir no marketing digital vale a pena desde que seja um trabalho profissional. Mas, o motivo disso pode não ter ficado tão claro apenas a partir da breve contextualização que fizemos sobre a área.

Vamos tentar ser mais claros, ainda que breves. Para que se tenha uma noção, no ano passado (2019) cerca de 3 bilhões de pessoas já utilizavam a internet no mundo, 134 sendo milhões só no Brasil. Lembre-se de que isso foi antes da pandemia do Covid-19, que acabou ampliando o uso da internet. Nesse cenário, o Brasil ocupava o 4º lugar no ranking mundial de usuários ativos online.

Dentre outras, uma das principais atividades que esses milhões de brasileiros ou bilhares de pessoas fazem na internet é: procurar informações sobre produtos e serviços. É aí que entra o marketing digital.

Ele trabalha para tornar sua empresa referência na área, para que ela seja encontrada quando um cliente busca informação sobre algo relacionado ao seu nicho de atuação. Consequentemente, sua empresa estará entre as preferidas para o ato do consumo.

Dentre as razões que confirmam que investir no marketing digital vale a pena, outro aspecto se soma: a relação com os clientes torna-se mais fácil, imediata e transparente. Dessa maneira, você não apenas conquista novos consumidores, mas tem melhores condições de manter e tornar fiéis aqueles que foram conquistados.

Quer saber mais sobre porque investir no marketing digital vale a pena? Então leia o nosso e-book: Faça sua empresa vender mais com a internet!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *