Não confunda Branding com logotipo

Gerir uma empresa é uma tarefa difícil. A partir do momento de sua criação, é preciso desenvolver uma identidade que possa dialogar e conquistar a confiança dos consumidores.

O que muitas pessoas confundem é achar que fazer o branding se limita apenas em criar um logotipo para a empresa. Tome cuidado, são técnicas diferentes. Elas devem trabalhar em conjunto e não substituir uma a outra. Neste post falaremos mais sobre isso.

Logotipo

O logotipo é uma das formas de representar uma marca. Ele faz parte de um conjunto de ações que visa transmitir a identidade e a ideologia de uma empresa para as pessoas.

O logo é basicamente a representação iconográfica do negócio. Não que ele não seja importante, muito pelo contrário. É peça fundamental na conquista de consumidores. Ele tem o poder de interagir e criar interesse, que consequentemente, gerará mais possibilidades de vendas.

Algumas empresas têm o logotipo tão forte que ao vermos apenas uma parte dele já identificamos. A versatilidade em sua criação é infinita e é incorporada por design, cores, formatos, imagens e vários outros dispositivos que possam chamar atenção e ser fácil de ser memorizado.

Branding

Como dito anteriormente, o logotipo é uma das maneiras de se representar a marca, logo, existem outras técnicas para tal. O branding é a junção dessas técnicas. Por trás de uma imagem existe um estudo para saber qual o tipo de reação se espera das pessoas que a visualizam.

Dessa forma um logo pode ser verde, mas o vermelho pode estar em sua volta para compor o significado da marca, criando assim um aparato de cores, que em conjunto representa todo o contexto pretendido.

O Branding é a marca, e a marca é tudo que uma empresa pode apresentar, como por exemplo: o logotipo, a fachada de uma loja, o atendimento, as formas de tratamento interno, a escolha dos fornecedores e todas as outras ações que são praticadas em uma empresa.

Essa construção é importante para qualquer tipo de empresa e de qualquer porte. Não pense que só porque a sua empresa é pequena ou está em início de atividades, não seja importante fazer.

Aplicação

A construção de uma marca envolve diversos fatores e pessoas. É preciso identificar a experiência do público que está envolvido com ela. Isso se amplia para o público interno, externo, clientes, fornecedores, colaboradores e qualquer outro.

Ter somente um logotipo bonito não garante o sucesso da empresa, é preciso uma gestão de qualidade. A mensagem pretendida deve ser transmitida com clareza para os clientes. Por isso elaborar um bom trabalho de branding é essencial.

O marketing também é outra técnica que deve ser aplicada, ele vai caminhar juntamente com o branding e o logotipo, e ajudar no desenvolvimento da marca através de metodologias próprias.

O logotipo e o branding são diferentes, mas caminham juntos para o sucesso das empresas e a identificação dos consumidores. Queremos ajudar você e sua empresa a atingir o sucesso pretendido. Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo.

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