O que é post de blog e por que você deve fazer um

Muitas são as ferramentas que você pode usar dentro de uma estratégia de Inbound Marketing e o post de blog é uma delas. Por isso, hoje vamos contar o que é post de blog e como fazer um conteúdo que irá trazer resultados incríveis para sua empresa!

O que é post de blog

Post de Blog são textos feitos para internet e direcionados para um público-alvo específico. Dentro de uma estratégia de inbound marketing, esses textos buscam solucionar o problema da persona e tirar suas dúvidas. A intenção dessas postagens é conquistar o cliente, ajudando-o em seu dia a dia.

Por que fazer post de blog?

O post de blog é uma excelente ferramenta para aumentar o tráfego orgânico (gratuito) do seu site. Quando bem escrito, esses textos auxiliam você a atrair clientes e gerar engajamento. Os textos utilizam a lógica do funil de vendas, e você, através dos posts de blog, encaminha o leitor ao longo das etapas, transformando-o em um lead.

O post de blog é fundamental dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo. Além disso, essa é uma ferramenta com baixo custo e alto retorno.

Como fazer um post de blog atrativo?

A primeira coisa que você deve se atentar ao fazer um post de blog é a adequação ao tema, ao objetivo e a sua persona. Deve-se sempre tomar cuidado para não fugir do tema que se pretende abordar.

Antes de começar a escrever o conteúdo é importante rever quem é a sua persona, pois, para escrever bem, você deve tê-la em mente a todo momento. Assim você adéqua a linguagem, o estilo do texto e o assunto a ela. O texto atinge o seu objetivo quando o leitor consegue se ver dentro daquele conteúdo, como se fizesse parte do seu universo.

Um post de blog deve ser didático, informativo e educativo. Seu objetivo é auxiliar o leitor com algum problema que ele tenha. Além disso, a linguagem deve ser simples e as frases na ordem direta.

Um post de blog de qualidade também precisa estar com a gramática impecável. Assim, além de se atentar ao português durante a escrita, também é importante fazer uma revisão ao final do texto.

Checklist de um post de blog

Para que o seu post de blog atinja os objetivos ele precisa chegar até o seu cliente, certo? Assim é fundamental que ele apareça nas pesquisas do Google, por exemplo. Para que isso aconteça, existem algumas regrinhas, coisas básicas que são indispensáveis que o seu post de blog tenha, são elas:

  • Texto dividido em intertítulos;

  • Texto deve ser hierarquizado;

  • Palavra-chave deve estar presente no título, meta descrição, primeiro parágrafo, intertítulo e último parágrafo;

  • O objetivo do texto deve ser cumprido;

  • As frases devem ser curtas, por volta de 20 palavras;

  • Os parágrafos também devem ser curtos;

  • Coloque links ao longo do texto para outros materiais do seu blog e textos externos;

  • Usar o Call to action (CTA) adequado para a etapa do funil.

Agora você já sabe o que é post de blog e como escrever um que será útil para a sua persona. Com o texto adequado dentro da sua estratégia de Marketing de conteúdo você terá resultados incríveis! Descubra mais sobre essa estratégia com o texto: Como o Inbound Marketing funciona?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *