O que é uma landing page e para que serve?

A resposta para a questão o que é uma landing page? no contexto do marketing digital é simples: trata-se de uma página criada com o objetivo exclusivo de conversão. Diante disso, essa página será mais “simples e direta” que outros espaços digitais da marca.

Seu foco é desenvolver com persuasão um conteúdo atrativo, livre de distrações, a fim de levar o consumidor a uma ação específica, a partir de uma CTA (Call to Action) principal que direcione para o tipo de conversão desejada.

Apesar da simplicidade dessa resposta para quem já está acostumado com a linguagem do marketing digital, para quem não está tão imerso nesse universo, a dúvida sobre o que é uma landing page pode continuar pairando. Portanto, vamos esclarecer com mais detalhes!

O conceito de conversão é fundamental para entender o que é uma landing page

Explicamos que uma landing page tem como objetivo exclusivo a conversão. No entanto, se você não souber o que é conversão, a pergunta sobre o que é uma landing page permanece. Mas o conceito de conversão também não é nada complicado.

Se você conhece minimamente a jornada de compras do consumidor, sabe que ele passa por vários estágios, que vão desde a busca por conhecimento sobre um problema, até a descoberta da solução (que pode ser oferecida por sua marca) e, finalmente, o conhecimento sobre o seu produto e possibilidade de tornar-se cliente.

Fato é que esse caminho não é como uma estrada limpa e linear, do total desconhecimento do consumidor sobre a sua marca até a decisão de compra. São as ações do marketing digital que o guiarão por esse caminho. Portanto, a conversão diz respeito a conseguir orientá-lo na transição de um estágio para outro em sua jornada.

Nesse sentido, a landing page é um dos recursos mais diretos para alcançar conversões, que podem ter diferentes finalidades, como: conseguir informações para nutrir seus potenciais clientes (leads) ou levar a uma ação de compra.

Os principais elementos de uma landing page

A partir do momento em que você sabe o que é uma conversão, fica mais fácil entender também o que é uma landing page conceitualmente. Contudo, é interessante conseguir visualizá-la para evitar confundi-la com outros elementos do marketing que também são capazes de conversões.

A lading page se diferencia de outros recursos, porque ela é feita com um objetivo único e bem definido. Portanto, ela precisa ser persuasiva e livre de distrações, como já mencionamos: trata-se de uma página única, sem abas/menus, sem links, exceto para levar à ação desejada. Sendo assim, os principais elementos estruturais que compõem uma landing page são:

  • Títulos e subtítulos simples, diretos e em destaque;
  • Layout leve, limpo e visualmente agradável;
  • Escolha inteligente de cores que reforcem a comunicação;
  • Imagens que fortaleçam o argumento e despertem interesse;
  • Breves descrições que esclareçam a mensagem e nutram a persuasão;
  • Formulário para preenchimento dos dados de interesse ou necessários à CTA;
  • Chamadas para ação desejada (CTA’s) presentes estrategicamente no decorrer da página.

A partir desses esclarecimentos é possível entender o que é uma landing page e para o que ela serve. É importante esclarecer que esse tipo de página pode ter outros elementos, além dos mencionados, que auxiliem na conversão dos consumidores.

O importante é evitar excessos e passar a mensagem com clareza, afinal, o principal diferencial de uma landing page é justamente a objetividade e assertividade. Você pode continuar se informando sobre esse e outros temas relacionados ao marketing digital seguindo a Agência Fastway nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *