Registro.br o que é e como funciona

A presença da sua empresa no ambiente virtual é praticamente uma regra nos dias atuais. A forma de consumo vem sendo alterada com o passar dos anos e hoje o cliente faz o máximo de serviços possíveis de forma online. No mínimo ele vai procurar referências confiáveis sobre o seu negócio na internet. Devido a isso, é cada vez mais imprescindível que as empresas possuam um site.

Na hora de registrar o domínio muitas dúvidas podem surgir, por isso fizemos este texto para te ajudar a conhecer mais sobre o registro.br, o que é e os tipos de fraudes que podem acontecer. Além disso, temos um bônus para você: um passo a passo de como registrar o seu domínio através do site registro.br.

O que é domínio?

Vamos começar por partes, afinal, o que é um domínio? É o endereço eletrônico do site (URL) e representa o nome do seu negócio no mundo virtual. Exatamente por isso ele precisa ser de fácil memorização, curto e amigável, geralmente é o próprio nome da empresa. O exemplo é o nosso domínio:

www.agenciafastway.com.br


nome da empresa

Fazer o registro do domínio, geralmente, é o primeiro ponto para a publicação do seu site.

registro.br o que é ?

Registro.br é responsável por atividades de registro de domínios e manutenção deles no Brasil. Todos os endereços eletrônicos terminados em “.br” são de responsabilidade desse departamento.

Para registrar um domínio você pode fazer diretamente pelo site do registro.br ou utilizar uma empresa de hospedagem que irá mediar o trabalho para você.

O registro pode ser feito por pessoas físicas, através do CPF, ou jurídicas, através do CNPJ. São aceitos nomes:

  • Com 2 a 26 caracteres;

  • Letras de A a Z ou números de 0 a 9;

  • Necessariamente precisa ter uma letra;

  • Não iniciar ou terminar com hífen.

O nome será vetado se houver domínio equivalente que pertença a outro titular.

Cuidado com a fraude de boletos

Recentemente uma onda de boletos falsos tem preocupado os donos de sites e autoridades responsáveis. Devido a isso, é importante que todos prestem atenção aos boletos recebidos, para que não caia em um golpe.

Todos os boletos do registro.br DEVEM SER EMITIDOS ATRAVÉS DA INTERNET. Ou seja, ele NÃO chega no seu endereço ou no seu e-mail. Você deve acessar o site, fazer login na área do usuário e emitir o seu boleto para pagamento do registro ou renovação.

Caso você tenha contratado uma empresa de hospedagem de site fique atento ao nome que vem no boleto. Confira também o nome do domínio que vem escrito no boleto, ele deve ser exatamente igual ao seu site.

Passo a passo para a criação de domínio no registro.br

  • 1º passo: Crie um nome

Como já mencionamos você precisa escolher um nome que identifique o seu negócio.

  • 2º passo: Verifique se o domínio está disponível

Acesse o site registro.br, na página inicial é possível consultar se o domínio que você deseja está ou não disponível. Caso esteja disponível clique em “contratar”.

  • 3º passo: Insira os dados

Insira o documento que você irá utilizar para registrar o domínio (CPF ou CNPJ), complete o cadastro com os demais dados solicitados.

  • 4º passo: Conclusão e solicitação de registro

Aparecerá uma tela para que você confirme todos os dados, após isso você receberá um e-mail sobre o pedido de registro.

  • 5º passo: pagamento

Tudo ok nos passos anteriores, agora você receberá um segundo e-mail com informações para o pagamento.

Pronto, agora que você já tem um domínio devidamente registrado, sua empresa está pronta para crescer com todas as possibilidades oferecidas pela internet. Ainda tem alguma dúvida sobre o registro.br, o que é ou como funciona? Deixe nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *