Stories do Instagram, Facebook e YouTube: saiba como usar!

Possivelmente inspirado no Snapchat, os stories passaram a fazer parte das redes sociais como uma possibilidade de interação com os seguidores. Sejam os stories do Instagram, Facebook ou YouTube, o que tem de maior diferencial em relação às postagens comuns é a espontaneidade.

Isso resulta em uma interação mais direta com o público, tendendo a gerar maior empatia e aproximação com os seguidores. Com isso, as empresas podem usufruir muito dos efeitos dos stories do Instagram, Facebook ou YouTube em suas estratégias de marketing. Pensando nisso, vamos falar um pouco mais sobre esse recurso em cada uma das redes. Confira!

Stories do Instagram

O Instagram é uma das redes que mais teve (e tem) sucesso com os stories. Nessa rede, o recurso permite que o usuário poste textos, fotos ou vídeos curtos. Eles também podem ter efeitos, etiquetas, trilha sonora, enfim, recursos animados que podem tornar a postagens leves e criativas.

O conteúdo, porém, não permanece no perfil como os demais. Ele fica destacado por 24 horas e depois desaparece! No entanto, justamente pelo sucesso do recurso, também é possível fazer com que um storie fique permanentemente, logo abaixo da bio.

Os stories do Instagram se diferenciam principalmente por serem mais intimistas e permitirem a criação de CTAs criativas e impactantes.

Stories do Facebook

O recurso no Facebook também consiste em postagens que duram 24 horas, se encontram fora da timeline e desaparece posteriormente. Nessa rede, é possível postar nos stories vídeos com duração de até 20 segundos, textos e fotos. Também tem a possibilidade de inclusão de filtros, animações, adesivos e marcações.

Os benefícios para as campanhas de marketing são os mesmos: mais intimidade e interação com o público. Contudo, no Facebook o recurso não “pegou” tanto quanto no Instagram.

Stories do YouTube

Em relação aos stories do Instagram e do Facebook, o YouTube trouxe algumas inovações em sua proposta, que se chama “Reels”. Nessa rede, os stories podem ser vídeos de até 15 segundos de duração, no formato vertical. Eles podem ser complementados com textos, músicas, adesivos, filtros e enquetes.

O principal diferencial do Reels é oferecer efeitos exclusivos, dentre eles, com base no machine learning e realidade aumentada. Além disso, os stories no YouTube tem a duração de 7 dias, e não apenas 24 horas. Contudo, o recurso só está disponível para o app no smartphone, de modo a incentivar a espontaneidade do material.

Nem é preciso dizer o quanto isso pode ser explorado pelas empresas em suas campanhas de marketing, certo?

Como foi possível observar, os stories do Instagram, Facebook e YouTube oferecem recursos semelhantes. Porém, cada um possui o seu diferencial, o que é natural, afinal, cada rede tem sua particularidade também. O que eles mais têm em comum é que, com criatividade e uma boa estratégia de marketing, podem ser um recurso potente para alavancar a marca da empresa a partir de uma interação mais íntima e diferenciada com o público.

Você já utiliza na sua empresa os stories do Instagram, Facebook ou YouTube? Quer continuar se informando sobre assuntos de interesse? Acompanhe a Fastway nas redes sociais!

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