Você sabe o que é microlearning?

A cada dia, o acesso à informação é facilitado pela tecnologia, porém, nem sempre temos tempo suficiente para dar atenção a tudo que nos é apresentado. Nas formas de educação corporativa não é diferente e as empresas têm adotado o microlearning com maior frequência em seus treinamentos.

Fizemos este post para apresentar detalhes sobre essa técnica e os principais benefícios do microlearning. Confira!

O que é Microlearning?

Para facilitar a forma de aprendizagem, o microlearning apresenta maneiras de ensino em doses menores e de curto prazo. Diferente dos processos tradicionais, ele possibilita assimilação mais rápida do conteúdo. Algumas vezes, usando métodos de gatilhos mentais.

O método apresenta ensinamentos concentrados e conteúdos que demandam menos tempo de aprendizado. O que é ótimo para os ambientes de trabalho, afinal, muitas vezes o tempo é escasso. Mesmo com essas facilidades, o curso não se torna menor ou menos complexo. O método trabalha com demonstrações curtas e objetivas para facilitar a assimilação dos alunos.

Locais de aplicação

O microlearning é uma excelente forma de aprendizado para os ambientes corporativos. Pode ser uma estratégia perfeita de gestão para a sua empresa, não importa o segmento.

O uso da internet possibilita essa implantação, assim, o estudo pode ser feito em diversos locais e em plataformas variadas. Por ser mais simples e direcionado, pode ser utilizado em pequenos intervalos de tempo.

Como fazer o microlearning

Não existe um padrão para o desenvolvimento do microlearning. Porém, a aplicação deve ser direta, o aluno não pode interromper o curso durante a sua execução. A continuidade é fundamental para o bom resultado. As pequenas doses de aprendizado somadas alcançam o objetivo principal na utilização da metodologia.

O microlearning pode ser apresentado em forma de jogo, teste, simulação de negócios, estudos de casos, vídeos, podcasts, artigos on-line, slideshows, posts e outros. Todas essas ferramentas podem conter interação e devem ser elaboradas de forma intuitiva e prática.

Aprendizado constante

A tendência é que o microlearning cresça ainda mais nos próximos anos. Com o passar do tempo, os métodos padrões estão sendo substituídos por esse novo formato de aprendizagem, gerando mais praticidade aos usuários. As facilidades em alcançar os resultados finais são o grande diferencial nesse formato. O que antes demandava muito tempo, agora mudou.

Cases de sucesso

Algumas empresas estão se destacando com a utilização do microlearning. Um dos maiores nomes é o sistema de aprendizagem de idiomas Duolingo. Através dele é possível aprender novas línguas com jogos e testes de forma simples e rápida. A plataforma também oferece opções de aprendizagem diária com escolha de tempo disponível de estudo.

Outro exemplo é a Tastemade. Em seu site são oferecidos tutoriais de receitas diferentes, feitas de uma forma prática. O seu conteúdo é transmitido através de vídeos curtos e animados, com informações precisas e interatividade com o usuário.

Esse é o conceito de Microlearning. Você utiliza esse método de aprendizagem? Conta pra gente nos comentários a sua experiência com o microlearning!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *